A deputada estadual Cida Ramos (PSB), aprovou por unanimidade, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o projeto de Lei 301/2019, que dispõe sobre a implantação do ‘Cine Bangue Acessível’, que tem por objetivo possibilitar sessões mensais, de forma gratuita, para atender às pessoas com deficiência auditiva e visual.
A parlamentar assegurou que a iniciativa visa proporcionar inclusão social, partindo do princípio do direito à igualdade para todos. “O cinema acessível é de suma importância para a sociedade paraibana, pois garante que as pessoas com deficiência sejam integradas à sétima arte, usufruindo do meio cultural e artístico. Estamos sempre nos empenhando para, através de leis, possibilitarmos respeito, inclusão e oportunidades”, destacou.
A deputada ainda salientou que o projeto de lei é pertinente e fundamental, frente ao momento político atual, onde se exige diálogo, empatia, pactuação de políticas públicas e a construção de um ambiente propício à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. “A lei não pode ser apenas uma resolução simbólica, mas sim uma questão efetiva e que provoque mudanças. A luta pela inclusão me fortalece diariamente, pois junto ao meu redor, por meio de leis, todos aqueles que não têm voz e oportunidade”, pontuou.
Ainda na ocasião, os membros da Comissão rejeitaram o veto do Executivo ao projeto de Lei nº 179/2019 também de autoria de Cida Ramos, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de equipe médica com ambulância em competições de atletas paraolímpicos realizadas no estado.
A deputada ressaltou que o projeto surgiu a partir de reivindicações dos atletas e seus familiares. “Essa iniciativa é fundamental para que possamos incentivar e possibilitar um desporto paraolímpico cada vez mais inclusivo, profissional e seguro. O esporte voltado às pessoas com deficiência tem uma potencialidade enorme no que tange a criação de redes de sociabilidade, afinidades, aprendizagem, cooperação e solidariedade, a partir de um contexto de integração social. Nossa luta é por uma Paraíba cada vez maus inclusiva, humana, igualitária e integrativa”, informou.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários