A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio da Paraíba, Cida Ramos (PSB), anunciou, na manhã dessa terça-feira (22), a parceria firmada com a CPI da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que tem como presidente a deputada estadual Marta Rocha (PDT).
A deputada destacou que a interlocução entre esses instrumentos é fundamental na construção de propostas efetivas contra a violência de gênero que culmina no feminicídio. “Assim como nós estaremos indo beber da fonte da CPI do Rio de Janeiro, eles também estarão conhecendo o nosso trabalho para trocarmos experiências, de forma a fortalecer e ampliar as políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio, algo que considero uma barbárie social”, disse Cida.
A parlamentar salientou que a CPI tem como objetivo contribuir com o fomento de políticas eficientes a fim de combater crimes contra a vida das mulheres. “Os debates também servirão para nortear o orçamento público, de forma que o governo do estado da Paraíba possa investir ainda mais em políticas públicas destinadas a rede de proteção às mulheres. As mulheres são mortas pelo simples fato de serem mulheres, e essa violência ocorre em decorrência de uma cultura machista e patriarcal”, pontuou.
Os crimes de feminicídio representam 100% dos assassinatos de mulheres em setembro de 2019 na Paraíba. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, quatro mulheres foram mortas no mês passado por seus companheiros ou ex-companheiros. Só no primeiro semestre desse ano, 32 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais, em todo o estado. Do total, 17 casos estão sendo investigados como feminicídio. O número representa 53% dos assassinatos de mulheres.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários