Tive a honra de participar nesta tarde de uma roda de conversa no Sindicado da Categoria Urbanitária da Paraíba (Stiupb), em Campina Grande, a convite do companheiro Wilton, discutindo as necessidades da categoria e do acesso a água e saneamento básico.
Recentemente, no Brasil foi aprovada a lei nº 14.026/2020 criando o novo marco regulatório de saneamento. A Paraíba seguindo a cartilha nacional aprovou, em caráter de urgência, a regionalização dos serviços de água, o que levará a uma privatização da água na Paraíba e no Brasil.
O mais grave de tudo isso é que nada foi discutido com a população, questões fundamentais, como subsídio cruzado, que é o compromisso do poder público de garantir o direito à água, como direito humano e não apenas para quem tem condições de pagar por ela.
Portanto, o governo estadual, cedeu a lógica privativa do governo federal, e colocou fim ao modelo colaborativo, que permite que as regiões com maior rentabilidade, subsidiem as mais pobres, tendo em vista deterem o maior consumo e utilização dos mananciais, que são bem comum.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da água como patrimônio do povo paraibano e brasileiro, com a reversão de uma realidade onde metade da população do país não tem acesso a serviços de esgotos e 35 milhões de pessoas não tem água limpa em suas casas. A Paraíba tem uma das piores crises hídricas do país que atinge todas as regiões.
Resistir, lutar e transformar é preciso.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários