A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei 1.166/2019, de autoria da deputada Cida Ramos (PSB), que concede o Título de Cidadão Paraibano ao Professor Doutor Dermeval Saviani, pelas relevantes contribuições para o desenvolvimento da educação e da pesquisa no Estado da Paraíba.
De acordo com a parlamentar, o professor Saviani é uma referência intelectual que atua incansavelmente em defesa da educação pública brasileira. “Ele sempre esteve comprometido na luta por uma sociedade justa e igualitária, defendendo a instituição escolar como meio de socialização do conhecimento e do saber. Na UFPB, diversos professores fizeram seus estudos de mestrado e doutorado com o Professor Saviani, inclusive, as suas obras são referências obrigatórias em distintas disciplinas de graduação e pós-graduação”, justificou.
O professor Dermeval Saviani, nasceu em Santo Antonio de Posse,em São Paulo. Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP,1971, e livre-docente em história da educação ( UNICAMP, 1986), tendo realizado ‘estágio sênior” na Itália em 1994-1995.
Saviani esteve inúmeras vezes no Estado da Paraíba, para socializar os seus conhecimentos com outros profissionais. Dentre as suas últimas participações, destacamos sua apresentação no IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” em junho de 2012; no IV Seminário de Políticas Educacionais, em novembro de 2017; e neste mês, estará participando no III Seminário do Diretório “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho”.
O professor Saviani sistematizou seus saberes em diversas publicações sobre variados temas, como: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação, tendo publicado 71 livros e escrevendo 79 prefácios de livros de outros autores, fazendo com que muitas de suas obras se tronassem clássicos da literatura educacional. A sua Pedagogia Histórico-crítica é uma teoria pedagógica que possibilita a formação crítica dos cidadãos, sempre defendendo a pluralidade de ideias e a gestão democrática, o autor acredita no direito que todo cidadão brasileiro têm a uma educação pública, inclusiva e de qualidade.
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