Entrei com requerimento na ALPB, expondo ao Governo do Estado a necessidade de incluir pessoas com deficiência no grupo que terá prioridade na vacinação contra o coronavírus na Paraíba. Estabelecer os protocolos e as regras para o acesso à vacinação é urgente. Proteger os grupos mais vulneráveis à covid-19 é fundamental.
Considerando que pessoas com deficiência pertencem ao grupo de risco de contaminação do coronavírus, somado ao alto grau de comorbidades crônicas adquiridas ao longo da vida, como problemas cardíacos, funções pulmonares comprometidas e problemas renais, torna-se imprescindível a inclusão desse segmento em fase prioritária de vacinação.
A pessoa com deficiência têm 3 vezes mais risco de contrair o coronavírus. A possibilidade de contágio é maior porque a maioria delas precisa se apoiar em outros locais para se movimentar, como por exemplo os cadeirantes, que precisam colocar as mãos nas rodas das cadeiras, ou os cegos, que precisam tocar em tudo para se locomover e identificar as coisas. Também se inclui pessoas com autismo, que podem ter dificuldade em usar máscaras, e até mesmo indivíduos que necessitam do auxílio de cuidadores para atividades cotidianas.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência já obriga o poder público a reconhecer pessoas com deficiência como vulneráveis e a adotar medidas para protegê-las em caso de situações de risco, emergência ou calamidade pública. Sendo assim, se faz necessário que a Paraíba estabeleça, em caráter de urgência, medidas voltadas para a vacinação das pessoas com deficiência, contribuindo efetivamente para o combate à covid-19.
#CidaDeputadaEstadual
#Vacinação
#PCD
Foto: Agência Brasil
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários