Um imenso prazer dialogar com Augusto Souza, Oficial de Programas da UNICEF Brasil, na noite desta segunda-feira (27). Este ano, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos. E diante desse momento de pandemia, precisamos reforçar a importância de o Brasil garantir os avanços já conquistados. O ECA mudou a vida de meninas e meninos, sobretudo, daqueles mais vulneráveis. Dados do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Crianças, Adolescentes e Família (GEPAC) da UFPB apontam que a violência sexual contra crianças e adolescentes é a segunda maior violação de direitos no estado. Isso explica a relevância em assegurar investimentos para evitar retrocessos, reduzir desigualdades e garantir que cada criança e adolescente tenham todos os seus direitos efetivados.
Ao longo dos anos, o Brasil vivenciou transformações importantes, entre eles, a redução histórica da mortalidade infantil, fazendo com que 827 mil vidas fossem salvas de 1996 a 2017. Entretanto, as conquistas não foram suficientes para reduzir as disparidades. Estamos presenciando o retorno da fome, a expansão da pobreza, o aumento da violência e o contraste no acesso à educação. E para evitar o regresso na qualidade de vida de crianças e adolescentes, é preciso reafirmar compromissos, garantindo políticas e orçamentos públicos que efetivem direitos.
É hora de consolidar os avanços que o país obteve até aqui e não deixar que se percam. Obrigada a todas e todos que nos acompanharam, através dos nossos canais de interação.
#CidaDeputadaEstadual
#MandatoPopular
#UNICEF
#ECA30Anos
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários