Gurjão dá exemplo à Paraíba ao eleger sete mulheres para compor a Câmara Municipal. O número representa um recorde histórico para a cidade e serve de aprendizado para todos os municípios do estado.
Em João Pessoa a realidade foi bem adversa. A bancada feminina na Câmara diminuiu, passando de quatro para apenas uma mulher, representando um grande retrocesso!
Hoje, as mulheres ocupam apenas 25% das cadeiras nos parlamentos em todo o mundo. É pouco, mas, no Brasil, a situação é ainda pior: no ranking da representatividade feminina na política, divulgado em 2019 pela União Interparlamentar Internacional (UIP), nosso país estampa a constrangedora 133º posição numa lista que contempla 192 nações.
No Brasil, somos a maioria do eleitorado (52%), mas estamos em apenas 15% das vagas no Congresso Nacional. De acordo com a pesquisa Prefeitas Brasileiras, do Instituto Alziras, nas Câmaras municipais, as vereadoras são menos de 14%.
Nós, mulheres, crescemos escutando que a política não é o nosso lugar. Por isso, para transformar a política e a nossa realidade, além de votar em mulheres, precisamos nos apoiar antes, durante e depois das eleições. Não existe democracia plena sem mulheres em espaços de poder!
#CidaDeputadaEstadual
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários