A Paraíba vive em um final de semana, três casos de feminicídio que chocam o povo paraibano.
Como parlamentar que presidiu a CPI do Feminicídio da ALPB, venho a público repudiar, veementemente, essa barbárie social, que reproduz a cultura patriarcal e machista predominante em nosso estado.
últimos casos de feminicídio ocorridos no estado. A Paraíba ainda vive uma cultura muito arcaica, demonstrando a face cruel de uma barbárie social.
O assassinato da vereadora Tina Ângelo, foi ocorrido na zona rural de Monteiro. Tina foi morta na frente da irmã e da sobrinha por seu ex-marido que não aceitava o fim do relacionamento. Assim como, Maria do Livramento e sua filha Camiliane do Nascimento, em Camaratuba, zona rural de Mamanguape, onde foram mortas pelo esposo e pai das vítimas, porque ele tinha ciúmes da esposa.
Essas mulheres foram assassinadas por quem deveria lhe garantir afeto. Por homens com quem elas conviveram e construíram uma vida. O relatório final da CPI do Feminicídio da ALPB, constatou que mais de 80% dos casos ocorre porque os algodões não aceitam que a mulher pode romper o relacionamento e iniciar um novo ciclo de vida.
Além disso, muitas mulheres são mortas na frente de seus filhos e parentes, intensificando as dificuldades para lidar com um fenômeno já extremamente traumático.
Aproveito para fazer um chamamento às instituições públicas e toda sociedade, em especial às autoridades competentes, para juntos desenvolvermos políticas públicas de proteção à vida das mulheres.
Por fim, expresso minha total solidariedade às vítimas indiretas, amigos, parentes de Tina, Maria do Livramento e Camiliane, e a toda sociedade que perde muito quando ocorre mais um fato bárbaro como este. Seguirei trabalhando em favor da vida, pois minha luta é em defesa das mulheres, para que tenham respeito, igualdade de gênero e emancipação.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários