A deputada estadual Cida Ramos (PSB) participou, nesta segunda-feira (18), da Sessão Especial que homenageou postumamente o ex-arcebispo do estado, Dom José Maria Pires com o Título de Cidadania Paraibana. O evento, proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino fez também alusão ao Dia Mundial dos Pobres.
A deputada Cida Ramos realçou que a sua história de luta está intrinsecamente ligada aos ensinamentos de Dom José Maria Pires. “Tive a felicidade e o prazer de na minha formação desfrutar de muitas conversas com Dom José. Cheguei em João Pessoa aos 14 anos e encontrei conforto e acolhimento nos braços da Igreja Católica e nos ensinamentos humanitários do nosso eterno arcebispo. Com a voz sempre firme, Dom José me dizia que eu deveria enfrentar todas as adversidades e preconceitos, porque a luta pela justiça social deveria estar sempre em primeiro plano”, assegurou.
A parlamentar ainda destacou que Dom José sempre foi cidadão paraibano e a ALPB acerta em reconhecer os seus feitos sociais. “Esse nobre cidadão sabia desde cedo sobre o seu papel e a sua missão com os mais pobres e necessitados, fazendo a defesa dos que não tinham voz. Dom José representava o sentimento de justiça e o da fé inquebrantável. Enfrentou a ditadura desarmado, munido apenas pelas palavras de fé, compaixão e justiça. Por isso, dedico diariamente o meu mandato aos que mais precisam”, salientou.
Na ocasião, o atual arcebispo da Paraíba, Dom Delson, reforçou a sua admiração a deputada estadual Cida Ramos. “A deputada Cida que me emocionou com a sua referência. Quando cheguei à Paraíba, a primeira pessoa pública que mais me impressionou foi você. Pela sua garra, sua luta e o seu trabalho pelo povo nas políticas sociais”, afirmou.
Dom Delson ainda ressaltou que o Dia Mundial dos Pobres é uma forma de ampliar as discussões sobre as políticas públicas em benefício dos mais necessitados. “Os parlamentares, representantes do povo, precisam entender que o amor pelo ser humano é primordial e todos devem viver com dignidade e qualidade de vida. Esse dia nos ajuda a pensar o conjunto da sociedade, buscando mais justiça, paz social e desenvolvimento. Os ensinamentos de Dom José Maria Pires, enquanto cristão, é um legado que precisamos levar a todas as gerações”, afirmou.
Já o presidente Adriano Galdino reforçou que a homenagem a Dom José Maria Pires representa um resgate histórico sobre o legado deixado pelo arcebispo. “A iniciativa da ALPB faz justiça a história de luta e dedicação de Dom José Maria Pires. Estamos concedendo o título de cidadão paraibano a quem sempre mereceu, pois demonstrou compromisso com a fé e a construção de um Brasil melhor e mais justo para todos e todas. O partido político dele sempre foi defender os interesses dos mais pobres, por isso, estamos tratando de conservar a sua história e patrimônio”, disse.
Também participaram da solenidade, os deputados Branco Mendes, Chió, Jeová Campos, Jutay Menezes, Trócolli Júnior e Edmilson Soares; a secretária executiva da Economia Solidária do Estado, Roseana Meira; os padres Luiz Júnior (vigário-geral da Arquidiocese da Paraíba) e George (Comunidade Filhos da Misericórdia); e o prefeito de Sobrado, George Coelho, atual presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários