A deputada estadual Cida Ramos (PSB), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), discutiu, nesta quinta-feira (31), a necessidade de obras de acessibilidade no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado em João Pessoa. A reunião contou com a participação do superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Anníbal Peixoto, e com representantes da Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPD/PB).
Cida Ramos que presidiu a reunião, afirmou que é compromisso do Legislativo, Executivo e Judiciário possibilitar uma cidade mais acessível e igualitária. “É nosso dever promover espaços com acessibilidade às pessoas com deficiência, sejam eles privados ou públicos. Precisamos, cada vez mais, impulsionar ações e serviços que visam à inclusão social, autonomia, acessibilidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O nosso encontro com o superintendente da SUDEMA foi fundamental para firmarmos compromisso com o Governo Estadual, no sentido de reformular os ambientes existentes no Jardim Botânico para assegurarmos condições mais dignas e acessíveis a todos os usuários, sem discrepância”, pontuou.
O superintende da SUDEMA, Anníbal Peixoto, assegurou que em parceria com outros órgãos estaduais, buscará viabilizar de forma rápida, as obras de infraestrutura para atender a demanda do segmento da pessoa com deficiência. “Nós temos uma necessidade urgente em recuperar as duas passarelas e o auditório do Jardim Botânico, de forma a garantir mais acessibilidade para esse público. Mesmo possuindo uma natureza exuberante, o espaço é pouco divulgado e conhecido pela população. E através dessas obras poderemos abarcar toda a sociedade e realizar, inclusive, uma educação ambiental e inclusiva no local. Acessibilidade é obrigação e não realizá-la é jogar o dinheiro público no lixo. Acredito que ainda este ano o problema estará resolvido”, salientou.
O atleta do basquete de cadeiras de rodas, Erick Gabriel, destacou que a trilha para cadeirantes no Jardim Botânico encontra-se inacessível há algum tempo e por isso buscou a Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para tentar solucionar o problema. “As trilhas são fundamentais na questão da educação e preservação ambiental, por exemplo, e transformá-las em espaços acessíveis promoverá igualdade de oportunidades e de lazer a todos os públicos. Me sinto feliz em saber que brevemente nós poderemos usufruir do espaço público”, ressaltou.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários